A psicologia é considerada como uma ciência relativamente nova, pelo menos quando comparada com a medicina. Se a psicologia no mundo é nova, em Angola é mais ainda. Pelo que, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre quem é este profissional, o que faz o psicólogo. Por isto, este artigo foi desenvolvido com o objectivo de clarificar algumas coisas, desmentir 8 mitos e verdades sobre a psicologia.

Mito: Psicólogo é para malucos ou pessoas problemáticas
Verdade: A consulta em psicologia, independentemente da área, é para qualquer pessoa que tem alguns conflitos psicológicos, ou mesmo não saiba lidar com uma situação do fórum psicológico, e precisa de um profissional com conhecimento científico e prática profissional juntos resolverem a situação.
Mito: Psicólogo não tem problemas pessoais
Verdade: Todo ser humano passa por dificuldades ou problemas. Os psicólogos também se chateiam, também têm os seus problemas familiares e assim por diante. Do mesmo jeito que um médico pode contrair COVID-19, um psicólogo também pode passar por situações menos boas do fórum psicológico, apesar do facto de ser um profissional treinado faça com que a ocorrência de tais situações sejam muitíssimo menos prováveis, notórias ou disfuncionais.
Mito: A psicoterapia é uma conversa como outra qualquer
Verdade: O processo psicoterapêutico é resultado de vários estudos ao longo de vários anos. Este processo é resultado de um conjunto de técnicas experimentadas cientificamente.
Mito: O psicólogo lê a mente das pessoas
Verdade: O psicólogo não lê a mente das pessoas, ele analisa o comportamento do ser humano para inferir o que se passa na cabeça das pessoas. Mas essa análise é baseada no conhecimento científico.
Mito: Basta que psicólogo seja competente para que os problemas dos pacientes fique resolvido
Verdade: Existem inúmeros factores que fazem com que um paciente tenha sucesso no processo ou não. Para além da competência do profissional que atende, factores como a aliança terapêuca e insight são extremamente importante para o sucesso deste processo.
Mito: A psicoterapia cria dependência
Verdade: A psicoterapia permite a qualquer pessoa que com ela tenha contacto se libertar do que a atormenta.
Mito: O tratamento psicológico não tem fim
Verdade: Dependendo da doença, o tratamento psicológico tem fim. Na verdade, o objectivo é encontrar uma solução para a situação que afecta a pessoa, colocando, assim, um ponto final. Geralmente nas primeiras sessões são definidas o número de consultas previsto para que o problema específico do utente seja “resolvido”.
Mito: Se o psicólogo não passou pela mesma experiência, não pode me compreender
Verdade: O conhecimento que o psicólogo tem não advém única e exclusivamente na experiência pessoal. Psicólogo é psicólogo porque entende o que a ciência diz a respeito do comportamento humano. Esse conhecimento é resultado dos anos de formação na faculdade, da prática clínica (baseada em conhecimento científico) e do estudo contínuo que se exige no mundo contemporâneo.
Mito: Não existe diferença entre o psiquiatra e o psicólogo
Verdade: Existe sim diferença entre estes profissionais. O Psiquiatra é um médico que se especializou em doenças mentais. O Psicólogo é um profissional formado em psicologia. Enquanto o tratamento do psiquiatra é essencialmente baseado na prescrição de medicamentos, o tratamento que o psicólogo oferece é baseado em psicoterapia.