ALCOOLISMO: O QUE É, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

alcoolismo - o que é, causas e consequências? o alcoolismo é o abuso de bebidas alcoólicas ou vício pelo álcool. É uma condição clínica que..

Neste artigo você saberá o que é o alcoolismo, qual é a sua origem, causas, consequências e impacto nas relações sociais, especialmente na família. Confira tudo o que temos reservado para si.

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é o abuso de bebidas alcoólicas ou vício pelo álcool[1]. O alcoolismo “se caracteriza pelo consumo compulsivo do álcool no qual a pessoa acometida por esse vício sente um desejo insaciável por essa droga, que é considerada lícita”[2].

Origem da palavra alcoolismo

A palavra alcoolismo surgiu na europa, no século XIX, num momento em que “o consumo excessivo de álcool pelas populações foi considerado como grave “praga”, capaz de gerar desordem, desagregação, promiscuidade, indisciplina, ameaçando a produtividade, o Estado-nação e até a integridade da espécie humana”[3].

Causas do alcoolismo

A combinação de três factores pode levar uma pessoa a desenvolver o alcoolismo, são estes a genética(1), o ambiente em que o indivíduo vive(2) e o indivíduo(3)[4].

Quando nos referimos a genética, estamos a falar do conjunto de genes herdados dos progenitores. Por ambiente falamos da influência exercida pelos locais em que o indivíduo está inserido na determinação do seu comportamento, e por indivíduo estamos a falar do conjunto de aspectos psicológicos dizem respeito a uma pessoa e que podem favorecer ou não o desenvolvimente desta doença.

Consequências do alcoolismo

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar alterações ao sistema cardiovascular, músculo esquelético, sistema nervoso central, sistema gastrintestinal e fígado[5].

O impacto do alcoolismo nas relações sociais

O alcoolismo pode levar à desestruturação familiar, uma vez que normalmente existe um distanciamento emocional por parte do alcoólatra e/ou à violência doméstica[6], pode trazer também problemas financeiros para toda a família.

O fracasso que o álcool ocasiona ao indivíduo deixa-o impossibilitado de realizar seu papel na sociedade, seja no ambiente familiar, no trabalho, na vida financeira e no trânsito, tornando-se trágico, não somente para o dependente, mas para todos que vivema eu redor[7]. As complicações podem acontecer desde o primeiro contato com abebida, causando ressaca, a uso frequente, sendo um dos principais motivos de perda do emprego[8].


[1] Alfredo CAMACHO e António TAVARES, O Nosso Dicionário: Dicionário da Língua Portuguesa, Didáctica Editora, 2008

[2] Eduardo Mendes MEDEIROS, “Alcoolismo: Uma Breve Revisão”. Disponível em https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1174.pdf. Consultado aos 1 de julho de 2023

[3] Luiz Gustavo Silva SOUZA, Maria Cristina Smith MENANDRO, Paulo Rogério Meira MENANDRO, “O alcoolismo, suas causas e tratamento nas representações sociais de profissionais de Saúde da Família”, PHYSIS REVISTA DE SAÚDE COLETIVA, Ano 4, Nº 25 (2015) Rio de Janeiro, pp. 1335-1360, Disponível em <https://www.scielo.br/j/physis/a/DcqyzjgfRsnqNqtn5Xc7pFr/?format=pdf&lang=pt>.

[4] Charles Morris, e Albert Maisto, Introdução à Psicologia. Prentice Hall, São Paulo, 2004, apud Eduardo Mendes MEDEIROS, “Alcoolismo: Uma Breve Revisão”. Disponível em https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1174.pdf. Consultado aos 1 de julho de 2023-

[5] Gecivaldo Alves REIS, Hediany Rosa de GÓIS, Marcilene Silva ALVES, Anette Kelsei PARTATA, Alcoolismo E Seu Tratamento, REVISTA CIENTÍFICA DO ITPAC, Ano 7, Nº 2 (2014) Araguaína.

[6] Ibidem.

[7] EDWARDS et al, O Tratamento doAlcoolismo, 4ª edição Artmed, Porto Alegre, 2005, pp. 16. apud Gecivaldo Alves REIS, Hediany Rosa de GÓIS, Marcilene Silva ALVES, Anette Kelsei PARTATA, Alcoolismo E Seu Tratamento, REVISTA CIENTÍFICA DO ITPAC, Ano 7, Nº 2 (2014) Araguaína.

[8] Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *