O alcoolismo
O beber sem medida pode levar a uma enfermidade crônica chamada alcoolismo[1].

Sabe-se que mais de três milhões de homens e mulheres morrem em decorrência do uso nocivo de bebidas alcoólicas[2]. O alcoolismo impacta negativamente o status socioeconômico, a saúde mental, as relações interpessoais, a vida profissional e o bem-estar físico[3]. Para além das consequências levantadas, o alcoolismo pode trazer sérios problemas para as pessoas que estão em processo de formação (pessoas que estudam).
A aprendizagem
Aprendizagem está inevitavelmente ligada a toda a História do homem. Desde sempre se ensinou e aprendeu, e por isso o homem se interrogou sobre a natureza deste processo.
Aprendizagem é a modificação estável no comportamento do sujeito devido a sua experiência[4]. É graças à aprendizagem que que se consegue dar respostas adaptadas, isto é, eficazes, em diferentes contextos ou a novas situações.
As consequências do alcoolismo no processo de ensino e aprendizagem
O consumo de álcool pode levar a alterações cognitivas, principalmente nas funções mnemônicas, atencionais e executivas, como por exemplo, na memória de trabalho; controle e seleção de resposta (intenção); resolução de problemas e tomada de decisões[5].
Indivíduos que abusam do álcool apresentam déficits em testes de aprendizagem, memória, abstração, solução de problemas, análise e síntese perceptuais, velocidade e eficiência no processamento de informação. Ainda, podem desenvolver efeitos danosos na linguagem[6].
Assim, o uso ou consumo de álcool pode causar problemas de memorização, dificuldade de concentração, perda da capacidade de resolver problemas e tomar decisões, capacidade de processamento da informação abaixo da média, etc. Portanto, é fundamental que os estudantes apartam-se de consumir tais bebidas para que haja sucesso académico.
O que fazer caso conheça um colega que consome bebidas alcoólicas?
No caso de você perceber que um colega seu consome bebidas alcoólicas procure conversar com ele para saber por que razões ele consome, procurar um dos psicólogos estagiários da escola e propor que o aluno converse com o psicólogo. Lembre-se que chamá-lo de bêbado ou qualquer outra coisa não vai melhorar a condição dele e poderá gerar situações de violência.
O que fazer caso o professor tenha dado aulas com ressaca ou embriagado?
Existem coisas que nos ultrapassam e reconhecer isto pode ser um passo para superar tais situações. No caso de constatar que um professor foi à escola com ressaca ou embriago, entre em contacto com o director. Todas as consequências citadas para aprendizagem também podem valer para o ensino. É essencial que o professor esteja no seu melhor do ponto de vista biopsicossocial para que tudo corra como esperado.
Consumo bebidas alcoólicas, o que faço?
Reflicta sobre os benefícios e consequências do consumo destas bebidas. Rapidamente perceberá que te levaria apenas à destruição. Depois procure ajuda profissional. Procure profissionais como médico, psicólogo ou psiquiatra e instituições com a função de alcoolicos anônimos para o ajudarem a superar todas as barreiras possíveis.
[1] Damião MARINS, Alcoolismo e Obsessão, EVOC – Editora Virtual O Consolador, 2021.
[2] Ibidem.
[3] Ibidem.
[4] PINTO, Psicologia da aprendizagem concepções Teorias e Processos, 4º edição, Instituto do Emprego e Formação Profisssional, 2003, p.8
[5] Carla Cristina TESSEMANN e Roberta de Figueiredo GOMES, “Alcoolismo e o impacto nas funções cognitivas”. Disponível em:<https://efdeportes.com/efd196/alcoolismo-nas-funcoes-cognitivas.htm>. Consultado aos 15 de Junho de 2023.
[6] Ibidem.