A orientação vocacional e profissional tem como finalidade dar suporte aos estudantes nas suas escolhas profissionais ou de carreira… Neste breve artigo você conhecerá mais sobre área de intervenção e conhecimento.

O que é a orientação profissional e vocacional?
A Orientação Profissional ou Vocacional “consiste em uma prática que visa auxiliar o indivíduo no momento de escolha em relação ao seu futuro, bem como promover o autoconhecimento, buscando que o jovem adquira a habilidade de tomar decisões melhores, através da reflexão e reconhecimento dos aspectos envolvidos”[1].
A Orientação Vocacional também pode ser entendida como “um processo que envolve ajudar as pessoas a adquirir e desenvolver conhecimentos, competências e atitudes destinadas ao desenho de um projecto individual de carreira, em que se integram todos os papeis de vida, o trabalho, o estudo, a família, o tempo livre, e a sua participação na comunidade”[2].
Origem etimológica da orientação vocacional e profissional
Os termos Orientação Vocacional são de origem etimologicamente do latim, onde orientação, do verbo oriri, pode ser traduzido como <nascer>, e vocacional, do verbo vocare, que significa vocação, chamado[3], , pode ainda entendida como “inclinação bem marcada por uma profissão”[4].
É importante ainda dizer que inicialmente falava-se mais em orientação vocacional. Hoje, pelo menos no Brasil, fala-se mais em orientação profissional. Tudo isto porque na orientação vocacional busca-se o chamado, aquilo que já existe na pessoa, mas na orientação profissional, para além de se buscar aquilo que existe, também existe a possibilidade de se desenvolver determinadas habilidades, de se desenvolverem competências, desenho de um projecto de carreira, entre outros assuntos.
Qual é o propósito da orientação vocacional?
O propósito do processo de orientação profissional é que as escolhas profissionais estejam adequadas ao indivíduo orientado, a partir do conhecimento que tem si, das suas condições, gostos, do que se pretende ser embasado no projeto de vida[5].
Será que é necessário ter acompanhamento em orientação vocacional mesmo já tendo sido escolhido a profissão?
Ainda que o adolescente já tenha realizado uma escolha as bases sobre as quais assentam os estudos podem não ser assim tão seguras, quer se trate da futura profissão, quer se trate de outros aspectos da vida do sujeito[6].
Muitas vezes tomamos decisões sem saber realmente porque razão as tomamos. Outras vezes tomamos a decisão, mas não estruturamos a nossa carreira, não criamos objectivos, não entendemos a realidade da profissão que pretendemos fazer, o que pode gerar impacto no nosso sucesso académico e profissional.
São estes alguns dos vários aspectos que o profissional especializado em orientação vocacional vai trabalhar com aquele que beneficia dos seus serviços.
[1] Kellen de Oliveira, Laisa Janacievicz e Daniely Pacheco, “A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO AUXÍLIOAO PROCESSO DE ESCOLHA DO ADOLESCENTE”, em: XVI JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS, 2018.
[2] Liliana FARIA e Ana ELIAS, “Orientação escolar e profissional no ensino superior angolano: o papel dos pais e professores”, Disponível em: <https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/18-LFaria_AElias_Orientacao-escolar-e-profissional.pdf>. Consultado aos 1 de Setembro de 2022.
[3] O que é orientação vocacional? Consultado aos 26 Setembro 2022. Disponível em: https://oque-e.com/o-que-e-orientacao-vocacional/
[4] Louis-Maire Morfaux e Jean Lefranc. Novo Dicionário da Filosofia e das Ciências Humanas.Instituto Piaget: Lisboa. 2005. Pp. 662.
[5] Kellen de Oliveira, Laisa Janacievicz e Daniely Pacheco, “A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO AUXÍLIOAO PROCESSO DE ESCOLHA DO ADOLESCENTE”, em: XVI JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS, 2018.
[6] Kellen de Oliveira, Laisa Janacievicz e Daniely Pacheco, “A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO AUXÍLIOAO PROCESSO DE ESCOLHA DO ADOLESCENTE”, em: XVI JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS, 2018.